quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Habitat Natural do Calyptratus


O Camaleão do Iémen, ou Calyptratus é encontrado na zona fronteiriça entre o Yemen e a Arábia Saudita. Vive em zonas de rios sazonais que secam durante o Verão e se alagam nas épocas de chuvas, baixas planícies costeiras delimitadas pelo Mar Vermelho. Esta planície aumenta acentuadamente em montanhas com picos que podem atingir altitudes de 12.000 pés. Esta extrema topografia cria diferentes climas e paisagens. A umidade do Mar Vermelho é presa pelas montanhas. Como consequência, a baixas planícies ao longo da costa não são apenas quentes, mas úmidas também.
Como a umidade move-se através das montanhas, formam-se nuvens que estabelece chuva sobre a encosta ocidental. Alguns pontos recebem freqüentes chuvas, mais de um metro de água por ano (número bastante significativo). Esta precipitação e bela vegetação abundante e uma grande população de insetos caracterizam a região. Ao contrário do que se possa imaginar, estes camaleões vivem em zonas com fácil acesso a água e com umidade considerável. Mesmo na época seca, o nevoeiro é relativamente denso para formar gotas de água nas folhas, a fonte dos camaleões. A abundancia de água e vegetação trás também uma grande população de insetos que caracterizam a região.
Grande parte desta precipitação não atinge a maior parte das regiões montanhosas, formando assim, principalmente ao norte da Arábia Saudita, um clima é bastante árido. Podemos então classificar o Habitat natural do Camaleão Calyptratus em quatro tipos diferentes, são eles:

1) Planícies baixas e úmidas costeiras do Iémen;
2) Encostas montanhosas do Iêmen;
3) Altos planaltos do Iêmen;
4) As regiões áridas costa oeste da Arábia Saudita.


Esta grande variedade de Habitat trás ao Camaleão Calyptratus uma enorme capacidade de sobreviver e se adaptar aos mais diferentes climas, que provavelmente levou a que se adaptem tão bem em cativeiro. Há um mito que os Calyptratus exigem uma árida climatização, ou seja, terrários ou viveiros com pouca umidade, porque eles são nativos da Península Arábica. Na verdade, esses animais encontrados no comércio em geral, são animais provenientes das mais exuberantes áreas do Iêmen, onde possuem um clima mais ameno e úmido. Poderíamos afirmar isto se estivéssemos falando do Camaleão Calcarifer, primo de nosso Caliptratus, pertencentes a mesma família. Quanto ao Caliptratus são mais abundantemente encontrados nas regiões mais úmidas do sul do Iêmen.


_____________ Calyptratus Brazil _____________

Nenhum comentário:

Postar um comentário